top of page

Delivery: “É cômodo, mas será que é a melhor opção???”

  • Foto do escritor: Victor Tarini
    Victor Tarini
  • 1 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Quando eu era criança (isso já faz algum tempo), me recordo que a única coisa que era entregue em casa de tempos em tempos era a correspondência. Não havia pizzarias, fast-foods, ou qualquer coisa do gênero. Aliás, gosto muito de lembrar que a vida àquela altura era bem diferente. Dá para acreditar que nos anos 70, o único eletrodoméstico era a enceradeira? Mas, vamos voltar para tema.


Como era o delivery no passado?

COM A INTERNET...


Desde o surgimento da internet, vivemos transformações em diversos processos que fazem parte das nossas vidas. A velocidade com a qual realizamos nossas tarefas, o tempo gasto para responder a mensagens, como ficou fácil encontrar aquilo que necessitamos! A forma de nos comunicarmos transformou estes processos.


PÁGINAS AMARELAS!


Ainda me recordo que anualmente a empresa de telefonia enviava duas listas (uma de assinantes e outra de páginas amarelas). Na primeira constava o nome e o telefone de todo mundo que possuía uma linha telefônica. Já, na segunda, havia sob a forma de catálogo de anúncios todas as empresas assinantes. Assim, quando você quisesse encontrar algum produto ou serviço, tinha que procurar nas “páginas amarelas”. É óbvio que isso levava tempo, nem sempre se encontrava aquilo que procurava, era muito comum perder tempo ligando para empresas que já não existiam mais, enfim, era ruim porém, era o que havia.



ENFIM, O DELIVERY


vale a pena pedir Delivery?

Nos tempos de hoje basta dizer em voz alta que o celular já pesquisa e encontra pra você! Tudo ficou muito prático e cômodo, inclusive no que diz respeito a produtos alimentícios. Comida pronta trazida em minutos na sua porta! Uma maravilha! Não precisa cozinhar, nem lavar o que sujou é só comer e pronto! Pense no tempo que você ganha para fazer outras coisas como responder e-mails, assistir a vídeos, mexer no celular, dormir etc.


MAS, VOCÊ SABE O QUE ESTÁ COMENDO?


Deixa te perguntar uma coisa: “você sabe o que está comendo?” Você pode me responder que sim, afinal de contas, foi você quem escolheu o que comer, certo? Então vamos refletir sobre alguns pontos importantes. A comida comprada pronta possui algumas características que valem a pena serem aqui expostas para a nossa reflexão. Primeiramente, tem sabor inigualável se comparada àquela que fazemos em casa. Você já se perguntou por quê? A resposta é simples, ela é temperada de uma maneira que você não teria coragem de fazer em casa. A quantidade de sal, gordura, temperos prontos ricos em glutamato monossódico, além de outras substâncias como corantes artificiais é sem dúvida muito maior do que a quantidade encontrada em temperos naturais que usamos em casa. Por conta disso, a refeição extrapola a quantidade de calorias, oferecendo até três vezes mais do que uma refeição comum. O mesmo se aplica a nutrientes importantes como o Sódio. É como se num único momento você recebesse toda a quantidade de sódio estipulada para o dia! Agora multiplique isso pelo número de vezes que você pede refeições no delivery, começa a ficar mais fácil de compreender porque as pessoas estão engordando tanto, não é mesmo?


O CERTO NUNCA É MAIS FÁCIL...


Sabemos que fazer o que é certo nunca será mais fácil, porém, no que diz respeito a alimentação, o certo é sem dúvida alguma, mais barato. Estabelecer uma rotina organizando as compras, planejando um cardápio semanal, preparando antecipadamente os alimentos, pode tornar a vida mais prática e saudável. Isto é no mínimo um investimento a médio prazo, no qual se economiza com saúde! Veja bem, não sou contra os benefícios de se receber em casa aquilo que comprou. Mas, se analisarmos, talvez você não tivesse coragem de comer comida comprada pronta todos os dias se para isso, fosse preciso buscar no restaurante ou lanchonete, certo? Preparar a refeição te permite escolher os ingredientes, controlar todas as etapas e dosar conscientemente os temperos, de modo a obter uma refeição mais saudável.


ESCOLHA


Ter um estilo de vida saudável nunca será cômodo. É como remar contra a maré, se parar de remar a correnteza te leva para trás. Então, opte (na maioria das vezes) por fazer a coisa certa. Escolher uma alimentação caseira (entende-se por “alimentação caseira” aquela feita na sua casa) e pratique exercícios físicos diariamente, ainda que para isto você gaste um pouco mais do seu precioso tempo.

Comments


Buscando um nutricionista?

Horário de funcionamento:

Segunda à Sexta 9h - 19h || Sábado 9h - 13h

Precisando de um nutricionista?

bottom of page