Obesidade
- Victor Tarini
- 10 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de ago. de 2022
O sobrepeso e a obesidade são definidos como acúmulo anormal ou excessivo de gordura que apresenta risco à saúde. Um índice de massa corporal (IMC) acima de 25 kg/m² é considerado sobrepeso e acima de 30 kg/m² considera-se obesidade. A questão cresceu para proporções epidêmicas, com mais de 4 milhões de pessoas morrendo a cada ano como resultado de sobrepeso ou obesidade em 2017, dados estes segundo a Organização Mundial de Saúde.
A OBESIDADE NO MUNDO
As taxas de sobrepeso e obesidade continuam a crescer em adultos e crianças. De 1975 a 2016, a prevalência de crianças e adolescentes em idades entre 5 e 19 anos com sobrepeso ou obesidade aumentou mais de quatro vezes, passando de 4% para 18% globalmente.
A obesidade é um lado do duplo fardo da desnutrição, e hoje o número de pessoas obesas supera o número de pessoas abaixo do peso em todas as regiões, exceto na África Subsaariana e na Ásia. Antes considerado um problema apenas em países de alta renda, o sobrepeso e a obesidade estão aumentando dramaticamente em países de baixa e média renda, particularmente em ambientes urbanos. A grande maioria das crianças com sobrepeso ou obesidade vive em países em desenvolvimento, onde a taxa de crescimento foi mais de 30% maior do que a dos países desenvolvidos.

FATORES AGRAVANTES E COMPLICAÇÕES
O sobrepeso e a obesidade são os principais fatores de risco para uma série de doenças crônicas, incluindo doenças cardiovasculares, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral, que são as principais causas de morte em todo o mundo. O excesso de peso também pode levar ao diabetes e suas condições associadas, incluindo cegueira, amputações de membros, assim como a insuficiência renal e a necessidade de diálise. As taxas de diabetes quadruplicaram desde 1980 em todo o mundo. Carregar excesso de peso pode levar a distúrbios musculoesqueléticos, incluindo osteoartrite. A obesidade também está associada a alguns tipos de câncer, incluindo endométrio, mama, ovário, próstata, fígado, vesícula biliar, rim e cólon. O risco dessas doenças não transmissíveis aumenta mesmo quando uma pessoa está apenas um pouco acima do peso e se torna mais grave à medida que o índice de massa corporal (IMC) aumenta.
A OBESIDADE NA INFÂNCIA
A obesidade na infância está associada a uma ampla gama de complicações graves de saúde e a um risco aumentado de aparecimento prematuro de doenças relacionadas. Estudos revelaram que, sem intervenção, crianças e adolescentes com obesidade provavelmente continuarão obesos na idade adulta.
O QUE CAUSA A OBESIDADE E O SOBREPESO?
A causa fundamental da obesidade e do sobrepeso é um desequilíbrio energético entre as calorias consumidas e as calorias gastas. O aumento no consumo de alimentos extremamente calóricos como sorvetes, doces, refrigerantes, entre outros que são ricos em gordura e açúcares a um aumento da inatividade física em virtude, principalmente da natureza cada vez mais sedentária de muitas formas de trabalho, assim como a mudança dos modos de transporte e aumento da urbanização.
Comments