top of page

Proteína? Quanto Mais, Melhor. Será?

  • Foto do escritor: Victor Tarini
    Victor Tarini
  • 1 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

Já virou cultura a ideia de que para crescer, o que te falta é proteína. Sem dúvida, a proteína é o suplemento mais consumido por aqueles que praticam esportes. Veja, o alto consumo de proteína não se limita a praticantes de musculação, mas se estende à toda a população. A proteína corresponde a cerca de 40% do prato do brasileiro (não deveria ser mais que 20%). O interessante é que a grande maioria das pessoas não se dá conta da quantidade de proteína que coloca no prato. Talvez por acreditar que somente as carnes, peixes, aves e ovos sejam fontes de proteínas. Porém não é bem assim.



O Que é Proteína?


Proteína pode ser definida como um agregado de moléculas simples denominadas “aminoácidos”. Porém, para ser chamada de proteína, precisa possuir 100 aminoácidos ou mais. Qualquer arranjo de moléculas com menos de 100 aminoácidos deverá ser chamado de “polipeptídio”. Tudo o que apresenta estrutura orgânica possui proteína. Então, assim como as carnes peixes aves e ovos, os cereais, os grãos, as castanhas também possuem proteína. Veja, a carne não “é” proteína. O correto é a carne “tem proteína”. Um bife de 100 gr de carne magra possui aproximadamente 20 gr de proteína isso se aplica a peixes e aves. Já, 100 gr de feijão cozido possuem 6 gr de proteína. Um único ovo possui 7 gr de proteína!



O Pleonasmo Proteico


É muito comum sobrecarregar a refeição com proteína. Uma refeição tradicional como bacalhau com grão de bico é prova disso. Minha mãe é portuguesa, um dos pratos favoritos é o “bacalhau a moda portuguesa”. Veja a quantidade de diferentes fontes de proteínas: peixe, grão de bico e ovos. Tudo junto no mesmo prato! Olha, não estou reclamando, fica uma delícia, ainda tem arroz branco, batatas, cebola, pimentões, azeitonas e muito azeite. Dá água na boca só de pensar! Agora, pense na soma de tudo o que você consome ao longo de um dia. Identifique todas as fontes de proteínas, pese-as, some-as e então calcule o quanto o total de proteínas consumidas no dia corresponde do total de alimentos consumidos. Você irá se surpreender!


Qual é o Destino das Proteínas?


Como todo o alimento que consumimos, as proteínas também serão digeridas no estômago. Uma vez reduzidas a aminoácidos, são absorvidas no intestino. A partir daí, os aminoácidos seguirão para o fígado onde serão recombinados para formar outras proteínas ou transformados noutros compostos como colesteróis ou até mesmo glicose. Veja, os aminoácidos são essenciais para variedade de funções, dentre elas a reparação de estruturas como pele, cabelo, unhas e músculos. No entanto esta relação é muito mais dependente da frequência do que da quantidade de proteína que se come. O excesso pode causar prejuízo ao organismo ao invés de benefício. As proteínas alteram o pH do sangue e tornam a urina ácida. Uma vez que o fígado desmonta algum excedente de aminoácidos para fazer glicose, precisa se livrar dos fragmentos nitrogenados formando amônia. Esta, por sua vez é convertida em ureia e captada pelos rins para ser eliminada na forma de urina. Como se vê, há um preço alto a ser pago pelo organismo quando se consome proteína demais.


Qual é a Dose Certa?


A individualidade biológica nos impede de afirmar textualmente um número exato para esta questão. Porém, estudos mostram que o organismo tem dificuldade de aproveitar mais do que dois gramas de proteína por quilo de peso corporal. Ou seja, qualquer excedente supostamente poderá gerar sobrecarga hepática e renal. A melhor maneira de se ajustar às necessidades individuais é com o auxílio de um nutricionista. Ainda que o teto sejam dois gramas por quilo de peso corporal, este número pode variar consideravelmente para baixo, de acordo com cada necessidade. Existem situações nas quais a proteína precisa ser limitada rigorosamente. Como na “insuficiência renal”. Como dá para perceber, o assunto é coisa séria. Temos que ser conscientes. Em breve vou falar sobre os “suplementos proteicos e suas aplicações”. Agora que você já sabe um pouco mais sobre proteínas, que tal dar uma equilibrada na hora de montar o prato? Aqui vai uma dica: “a quantidade de alimentos fontes de proteínas não deve exceder 25% do seu prato. Preencha o restante com boas fontes de carboidratos e fibras! Aí, é só comer!

ความคิดเห็น


Buscando um nutricionista?

Horário de funcionamento:

Segunda à Sexta 9h - 19h || Sábado 9h - 13h

Precisando de um nutricionista?

bottom of page